Quando São Gabriel pertencia a Santa Luzia
O bairro São Gabriel fazia parte da fazenda do Senhor José Benjamim de Castro, que foi loteada e transformada em bairros. Estes, por sua vez, tiveram nomes inspirados nos filhos do loteador: Gabriel e Silvério. Para comercialização dos lotes, foi criada uma empresa com as iniciais do fazendeiro – JoBenCas. Onde hoje se localiza a Cemig, era a sede da Fazenda (Img. 1), por isso, a região ao entorno foi a última a ser loteada e a área interna da Fazenda, demorou a ser ocupada. Próximo à sede, havia uma usina de energia da Companhia Força e Luz: uma queda d’água que existe ainda hoje no curso do Ribeirão do Onça (Img. 2). Era responsável pela energia que alimentava as fábricas dos bairros Renascença e Cachoeirinha.
Imagem 1: Localização da antiga usina e da antiga sede da Fazenda do Senhor José Benjamim de Castro. (Elaborado à partir de imagem do google, por Ana Loures, 2017)
Imagem 2: Adriana junto à queda d’água da antiga usina no Ribeirão do Onça. (Acervo Senhor José Alves Enoque, década de 80)
Nessa época, o bairro pertencia ao município de Santa Luzia. Segundo os moradores, a mudança do bairro São Gabriel, para o município de Belo Horizonte, se deu por questões de gestão, ou impostos da usina, para que esta, permanecesse no mesmo município das fábricas que alimentava. Isso se deu por volta de 1947.
O bairro São Gabriel sempre esteve localizado próximo à divisas. Num primeiro momento, de distrito e município e atualmente, na divisa da regional nordeste. A seguir, um breve relato sobre suas alterações de pertencimento:
- Pela lei número 336 de 27 de dezembro de 1948, foi desmembrado de Santa Luzia o distrito de Vespasiano, elevado à categoria de município. Sob a mesma lei, o distrito de Venda Nova, foi transferido de Santa Luzia para Belo Horizonte (Mp. 01). (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros)
![]() |
BH anterior a 1938 e atual
|
Mapa 01: Mapa georreferenciado, elaborado à partir de mapa de Santa Luzia de 1938. Em linhas vermelhas, atual delimitação dos municípios. Em amarelo, o bairro São Gabriel. Com preenchimento vermelho, o município de Belo Horizonte. (Arquivo Público Mineiro)
- Pelo decreto-lei estadual número 148, de 17 de dezembro de 1938, o município de Santa Luzia adquiriu do município de Sabará o distrito de Lapa (hoje denominado Ravena) e o distrito de Venda Nova adquirido do município de Belo Horizonte. Assim, o município de Santa Luzia, passou a ser constituído de quatro distritos: Santa Luzia, Lapa, Venda Nova e Vespasiano. (Mp.02)
![]() |
Santa Luzia de 1938 a 1948
|
Mapa 02: Mapa georreferenciado, elaborado à partir de mapa de Santa Luzia de 1938. Em linhas vermelhas, atual delimitação dos municípios. Em amarelo, o bairro São Gabriel. Com preenchimento vermelho o município de Santa Luzia. (Arquivo Público Mineiro)
Com essas informações, podemos imaginar que o bairro São Gabriel faria parte de um desses distritos que foram desmembrados de Belo Horizonte e posteriormente, re-anexados.
Através de georreferenciamento de uma imagem obtida no Arquivo Público Mineiro, que corresponde ao mapa executado em 1939, em obediência ao decreto lei nacional 311 de 2 de março de 1938, podemos inferir que o bairro hoje denominado São Gabriel, pertenceu a área geográfica correspondente ao distrito de Venda Nova (Mp. 03). E acompanhando a alteração de pertencimento desse distrito, podemos acompanhar as alterações de pertencimento do bairro.
![]() |
Distrito de Venda Nova
|
Mapa 03: Mapa georreferenciado, elaborado à partir de mapa de Santa Luzia de 1939. Em linhas vermelhas, atual delimitação dos municípios. Em amarelo, o bairro São Gabriel. Com preenchimento vermelho, o distrito de Venda Nova. (Arquivo Público Mineiro)
Comentários
Postar um comentário