Sobre São Gabriel 1 e 2


     Os moradores identificam atualmente o bairro como São Gabriel um(1) e dois(2) devido sua grande extensão (Mp. 1). Essa divisão é imaginária e quando questionadas, as pessoas nem sempre se referem ao mesmo local de divisa. Apesar disso, são mencionados locais próximos. A maioria tem como referência dessa divisão a “Igreja do dois”. Assim, o mapa da página seguinte, retrata uma divisão imaginária que tem essa igreja como referência.

Mapa 1: Divisão imaginária entre São Gabriel 1 e 2

(elaborado à partir de imagem do Google Mapas)

“Gabriel um era o seguinte: lá entrou mais pouca gente, aqui entrou mais. Mais gente do que lá. Lá foi depois que foi crescendo. Eu creio que sim, pq a gente passava por aí afora tinha muita casa por aqui.
Quando eu casei tinha um matadouro. O matadouro matava boi, essas coisas, tinha até um mau cheiro por causa disso, né? Ali ó, perto da PUC, mas cá em baixo. Tem o prédio até hoje, o prédio que eu falo assim, né, o local lá até hoje. Na Jacuí. O rio, a gente atravessava ele, né? Eles fizeram uma ponte de madeira estreitinha e a gente passava ali. Passava pro lado de lá. Cê vê, 1980 e ainda tinha esse riozinho ai.  Tinha muito esgoto no rio, né?”(Entrevista com o senhor José e Levina)

“Quando eu mudei praqui, aqui era São Gabriel e aqui pra baixo, no Nazaré era Vila São Gabriel. Então eu nem sei se de início se tinha esse bairro lá em cima não (São Gabriel 1). Eu fiquei de início conhecendo isso aí. São Gabriel, Vila São Gabriel. Num conheci lá a parte de cima não.” (Entrevista com Levina, moradora desde 1980)

Imagem 1: Canalização de rio na rua Y, 1995. Antiga 
Av. Santo Onofre esquina com Nossa Senhora de Loreto (arquivo do Senhor José Alves Enoque)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Gabriel e suas primeiras ocupações

Quando São Gabriel pertencia a Santa Luzia